MOVIMENTO – Oficina e Mostra de Cinema Colaborativo – é um encontro internacional que reúne, no mesmo espaço e durante um curto período de tempo, interessados na experimentação cinematográfica. O propósito deste encontro é a realização de curtas-metragens, desenvolvidas segundo processos não competitivos, de co-criação e colaboração. O evento orienta-se sempre segundo um princípio de autonomia.

Tem sido organizado desde 2015 e cada edição teve lugar num diferente contexto geográfico e humano em Portugal. Um dos objectivos da sua natureza itinerante tem sido o de descentralizar a produção e a cultura cinematográficas. Paralelamente, através do contacto com diferentes meios naturais, históricos e sócio-culturais, esta abordagem oferece aos cineastas uma inspiração permanentemente renovada. Por fim, tem tido como objectivo a partilha de culturas e lugares específicos com um público amplo e ainda o acolhimento das populações locais.

Alternativamente à indústria cinematográfica, onde a competição, os prémios e o dinheiro são a regra, o MOVIMENTO cria as suas próprias condições. Desafiando a criatividade através dos limites de uma produção num curto espaço de tempo e com um orçamento mínimo, este laboratório funciona sem professores ou aulas, construindo-se através do apoio mútuo entre os participantes – técnico como criativo.

A filosofia do MOVIMENTO foca-se nos processos de cinema colaborativo, através dos quais a troca horizontal de ideias e competências entre pessoas é vista como uma oportunidade, um processo de aprendizagem e um terreno fértil para a criatividade.

Especialistas em cinematografia podem experimentar gravar som e a aprender com artistas sonoros; os actores podem encontrar-se atrás da câmara, realizando. Aqueles que têm experiência profissional em cinema adquirem novas ideias e diferentes pontos de vista a partir do contacto com participantes experientes em outras áreas; os últimos, em troca, aprendem novas formas de se comunicarem através de imagens em movimento. Os participantes sem conhecimentos prévios em produção cinematográfica são capacitados e encorajados a fazer os seus próprios filmes ou a participar nos processos cinematográficos. Todos são inspirados pelas pessoas que conhecem neste laboratório e, através da sua participação, ampliam o ideal colaborativo de cada produção.